segunda-feira, julho 4

Festival de Ódio na Grécia

O jornal inglês The Guardian publicou uma matéria expondo mais um pouco o congresso nazi previsto para 16-18 de setembro na Grécia.

Segundo o material, os partidos europeus da direita radical, regularizados e clandestinos estão se mobilizando e chamando o evento de três dias como um viagem de feriado: "Hellas, a Terra dos Heróis", que no fim das contas é uma campanha de recrutamento de neo-nazis.

"Este encontro único vai combinar a camaradagem com atividades esportivas no mar e, o mais importante, um congresso aberto com discursos dos descendentes de nossa identidade nacional", divulga o site dos organizadores, que acrescenta o slogan básico do encontro: "Turquia Fora da Europa!"

Entre os grupos que estão patrocinando o evento, estão: National Democratic party (NDP) da Alemanha, Forza Nuova da Itália, La Falange da Espanha, Noua Dreapta (A Nova Direita) da Romênia e Chryssi Avgi (Crepúsculo Dourado) da Grécia.

O conselho da cidade de Meligala, a 150 km de Atenas, local proposto para o evento já declarou que fará todo o possível para impedi-lo. A pequena comunidade judaica Grega, com aproximadamente 8 mil descendentes dos que sobreviveram ao Holocausto também se mobilizou. Antes da Segunda Guerra, esta comunidade chegava às 80 mil pessoas.