sexta-feira, julho 15

Jornal ERRA e assusta brasileiros

Desde ontem a noite os noticiários da Globo, GNT e hoje no jornal O Globo, está sendo dada uma notícia completamente errada sobre a morte de Dana Gelkovitch, 22, quando sua casa foi atingida por um foguete Kassan, disparado das imediações de Bet Hanun. A fonte de quem apurou a matéria é citada como sendo o jornal Haaretz (que não errou) e o secretário-geral de Bror Hayil, Avraham Sheinfeld, que não deve ter sido corretamente entendido.

texto oficial do governo de israel - em inglês

Dana nasceu em Bror Hail, onde já foi enterrada, filha de pai brasileiro e mãe argentina e estava morando com o namorado no pequeno assentamento de Netiv Ha'asara, ao norte da Faixa de Gaza. As notícias veículadas erradamente dão o alvo do ataque como o kibutz Bror Hail, tradicional local de acolhida de imigrantes brasileiros e muito afastado de Gaza, fora do alcance para os Kassans. A matéria ainda denomina o kibutz de "Brur Chail" quando os nomes aceitos para o local são: Brur Hayil, Beror Hayil, Berur Hayil, Brer e Bror Hayil.

Netif Ha'asara é um lugar complicado pois fica exatamente sobre a linha de fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel. Veja as distâncias no mapa. O lugar mais atingido é a cidade de Sderot, ao longo dos últimos anos, e Bror Hayil ainda está bem fora do alcance.