quarta-feira, janeiro 18

NAZISMO: QUADROS DE GUSTAV KLIMT VOLTAM PARA HERDEIRA JUDIA

VIENA, 16 JAN (ANSA) - Uma comissão instaurada em maio para decidir sobre a propriedade legítima de cinco quadros do pintor austríaco Gustav Klimt optou pela restituição das obras à herdeira do industrial judaico Ferdinand Bloch-Bauer, a norte-americana Maria Altmann, segundo informou hoje a agência de notícias austríaca APA, antecipando a conclusão dos três especialistas, que será divulgada oficialmente amanhã.

A decisão final sobre a restituição de pelo menos cinco quadros expostos na Galeria do Belvedere de Viena dependerá ainda da ministra da Cultura Elisabeth Gehrer, que se pronunciará amanhã.

Os quadros pertenciam a Adele Bloch Bauer, retratada em dois deles, mulher do industrial Bloch-Bauer, que teve de fugir do país devido ao nazismo.

Antes de sua morte, nos anos de 1920, a mulher deixou os quadros com o marido, pedindo-lhe que os doasse ao museu Belvedere. A herdeira Maria Altmann, de 89 anos, sempre reclamou a propriedade das obras, argumentando que seu tio Ferdinand não os cedera ao museu, tendo sido obrigado a abandonar a Áustria nazista.

O parecer da Comissão arbitrária em favor da restituição dos quadros ("Adele Bloch Bauer 1", "Adele Bloch-Bauer 2", "A macieira", "O faial" e "Casas de Unterach no Atterseee"), e a decisão final amanhã da ministra põem fim a um complicado processo legal em curso desde 2000 nos Estados Unidos. (ANSA)

_______________________________________________________ Yahoo! doce lar. Faça do Yahoo! sua homepage. http://br.yahoo.com/homepageset.html